A Barcelona de Gaudí
Postar Madri e não revelar Barcelona logo em seguida, foi uma falha. Atendendo ao pedido de uma leitora, reporto-me a cidade de Antoni Gaudí, que emprestou o modernismo catalão a arquitetura de Barcelona.
Barcelona é uma cidade fácil de se gostar.
O que mais gosto na cidade...
Barceloneta |
• Gastar algumas horas curtindo Barceloneta. Seja em dia de praia quente, ou em dia mais fresco, só para apreciar o mar do Mediterrâneo e seus típicos frequentadores.
Barceloneta foi completamente revitalizada para os jogos Olímpicos de 1992, quando a antiga área portuária foi transformada em um incrível bairro repleto de palmeiras, com calçadões extensos e uma praia com areia e águas limpas. É comum o topless em Barceloneta. Para todas as idades sem restrições. Desde a mais tenra juventude, até a idade mais avançada das senhoras.
• Andar a toa por La Rambla, apreciando os shows ao ar livre, e pelas ruas estreitas da Ciudad Vieja (barrio Gótic) um bairro verdadeiramente medieval, com seu comércio variado, é um programa muito prazeroso.
Sagrada família: obra eterna |
As principais atrações turísticas de Barcelona levam sempre ao arquiteto Gaudí. Por isso, enumero abaixo, primeiro as obras do artista:
• Catedral Sagrada Família: um catalão extremamente nacionalista e católico, Gaudí planejou a Sagrada Família como sua mais profunda expressão de religiosidade. A complexidade da obra é fruto da obcessão de Gaudí em fazer uma catedral magnífica. O artista morreu em 1926 e até hoje a Sagrada Família está em construção. Visitantes podem constatar a obra em andamento. O acesso à nave e ao elevador, para a torre da Catedral, é pago. Metrô: Sagrada Família.
Curiosidade: na praça em frente à Catedral existe um espaço cercado onde os donos podem soltar seus cães para se divertirem. Permitido o acesso de cachorros e donos de graça.
• Parque Güell: localizado numa área fora do centro da cidade – dá para ir de metrô, mas tem que fazer uma caminhada de uns 15 minutos mais - , o parque é uma forma de entrar em outra órbita. A órbita psicodélica de Gaudí, expressa através do colorido e ondulado dado aos mosaicos do artista. A princípio, tendo entrado pelos fundos, a impressão que tive do parque foi de mais uma área verde conservada para uso da população e com uma vista estupenda da cidade. Mas aos poucos fui sendo surpreendida e o ponto máximo foi descobrir que o parque terminava em um gigantesco terraço, sobre pilares cobertos por mosaicos. Sem comentários!
• Casa Battló: descendo na parada de metrô Passeig de Gràcia, você poderá contemplar esta casa que é a máxima representação do estilo arquitetônico de Gaudí.
Outras atrações imperdíveis:
• Plaza de España: onde fica localizado o Museu de Artes da Catalunha. A Plaza de España em si, pela grandiosidade de suas colunas e construções, merece uma visita. Faz parte do cartão postal de Barcelona. Direção: Plaza Catalunya.
• Catedral de Barcelona: a catedral gótica de Barcelona, localizada no Bairro Gótico, é grandiosa com um interior impactante. No intuito de impor respeito e medo aos fiéis, a Igreja Católica da Idade Média construiu seus templos altos, grandes e escuros.
Gastronomia: vinhos, tapas – porções típicas preparadas utilizando ingredientes da cozinha mediterrânea -, azeites, peixes e frutos do mar, pão com tomate, hum, dá água na boca só de pensar! Em Barcelona também é típico as refeições serem antecedidas pela cesta de pão, água ou vinho. Perceba que os pães, feitos com trigo puro, são maravilhosos.
Compras: Ir a Barcelona e não trazer um souvenir que reporte a Gaudí é como se você não tivesse ido lá. Por isso, não deixe de trazer um postal ou qualquer outra lembrança que reporte ao artista, pois emprestará a decoração de sua casa uma lembrança eterna de Barcelona.
E mais uma vez, não se esqueça das lojas de El Corte Inglés.
Chegando lá: Se o seu roteiro inclui Madri, sugiro que você viaje para Barcelona no trem bala, pela RENFE, que é um jeito bastante rápido e confortável para se chegar à cidade. E, dependendo da época do ano, as paisagens salpicadas de neve no caminho, surpreendem quem viaja pela Espanha. Mas tanto faz se você chegar lá de trem ou de avião. O importante é que você chegue lá. Pois Barcelona recompensa seu visitante, tanto pelo povo, pelo idioma catalão – que só é falado na região da Catalunha - e pela fantástica gastronomia regional.
Hospedagem: hospedar-se no centro de Barcelona é o ideal. Mas se preferir um hotel de bandeira, mais espaçoso, existe a opção de ficar em Vila de Cans, a 20 minutos de ônibus do centro, em hotéis da rede Accor.
Você pode se interessar também por conhecer informações acerca da cidade de Madri e roteiro para Portugal e Espanha.
Leia aqui todas matérias sobre Barcelona e Espanha.
Q lindo! Ótimas dicas.
ResponderExcluirTão bom recordar nossa viagem!!!! Adorei, beijinhos!!! Lia
ResponderExcluirRecordar é uma delícia!
ExcluirOi Adriana! Chegaremos, eu e Osório, em Barcelona no próximo dia 06/09. Estou ansiosa por conhecer essa cidade! Todos falam maravilhas do local! Após, seguiremos para Londres e Paris. Bjs e obrigada pelas belas explicações sobre os pontos turísticos.
ResponderExcluirOi, Aglaia! Que boa notícia! Sorte sua poder estar por Barcelona no próximo mês. Com certeza será maravilhoso! Aproveitem muito também Paris e Londres. Em Londres, minha vista preferida é Tower Bridge. Em Paris, difícil eleger! Beijos e boa viagem para vocês!
ExcluirMaria Teresa Aguiar escreveu: Realmente esta cidade é apaixonante e vc tocou muito bem na riqueza da arquitetura, no belo natural dos pontos turísticos e na importante cultura espanhola. Parabéns!
ResponderExcluirMandou bem, Adriana! Grande beijo, Flávio Boechat
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirRealmente este castelo é lindo! Está na matéria de Segóvia!! Bjs,
ExcluirGostei de sua matéria Puny! eu já estive em Barcelona durante o verão europeu deste ano e é como todos falam: Barcelona é perfeita! Tem de tudo na cidade de praias a vida noturna. Eu estava fazendo um intercâmbio durante um curso de espanhol em Barcelona onde fiz pela escola de idiomas Sprachcaffe Languages Plus e não tenho do que reclamar. Da escola à cidade tudo foi incrivelmente perfeito e um dia volto outra vez. Passo a dica do site da escola p vcs.
ResponderExcluirhttp://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/barcelona/main.htm
Bj
Muito obrigada pelos seus comentários e a dica do curso. Peço desculpas por não responder o comentário em tempo. Não sei porque não vi. Um abraço!
Excluir