Bate-volta de Paris a Strasburgo, na França
Meio francesa, meio alemã...
Francesa e Alemã |
Localizada a aproximadamente duas horas e vinte de viagem desde Paris, Strasbourg é uma pequena cidade francesa que faz fronteira com a Alemanha. Tiramos apenas um dia, o que foi suficiente, para conhecer esta charmosa cidade. Mas poderíamos ter passado mais tempo por lá, pois é uma cidade muito agradável. Viajamos em TGV (trem de alta velocidade) o que tornou possível um bate e volta de Paris para Strasbourg. Saímos da Gare Est (Paris Est) em um trem da empresa SNCF e desembarcamos em Strasbourg Gare. A viagem é realmente veloz e o trem é confortável, dispondo de assentos com mesas disponíveis. O restaurante oferece alguns pratos especiais de chefes franceses de renome, onde tomamos um delicioso café da manhã com Croque Monsieur!
Como o tempo para a visita era reduzido, programamos na chegada a cidade pegar um bonde até a Catedral de Notre Dame. Porém, após uma passada no centro de informações da estação, observamos que rapidamente chegaríamos a pé ao nosso destino, aproveitando ainda para conhecer outras atrações pelo caminho. Logo no início nos encantamos com o que vimos: uma cidade meio alemã, meio francesa. Fala-se muito alemão também por lá. É tudo muito bem cuidado e a arquitetura muito rica e delicada.
Passamos pela Praça Gutemberg, onde fizemos questão de tirar uma foto junto à estátua do renomado pai da escrita impressa e precursor da popularização dos livros e da leitura por todo o mundo! Na praça há um lindo carrossel antigo.
Finalmente chegamos a Catedral de Notre Dame, o que nos deixou extasiados diante de tanta beleza e grandiosidade. Esqueça todas as lindas igrejas que você conheceu em Paris, como Sacre Couer, Saint Chapelle ou mesmo a própria Notre Dame de Paris, pois esta Notre Dame de Strasbourg o deixará maravilhado. Pelo menos foi esta a sensação que tivemos. Tão impressionante quanto o exterior é o seu interior com um antigo púlpito, um relógio astronômico e seu belíssimo órgão. A construção da catedral, em estilo Gótico, levou mais que quatro séculos. De 1015 até 1439. A torre medindo 142 metros de altura manteve-se como a igreja mais alta até o fim do século IXX. O entorno da catedral é igualmente antigo com suas ruas de pedra e seu rico comércio acomodado em prédios muito bem conservados. Ao lado da catedral está o museu Alsacien, que guarda peças desde a pré-história das famílias estraburguenses.
Notre Dame: grandiosidade |
La Petite France |
Strasbourg é uma boa parada para a calmaria quando você está vivendo intensamente as capitais europeias. Por isso, essa quebrada na viagem foi encantadora e será sempre inesquecível!
Muito legal! Quero conhecer! =)
ResponderExcluirMuito interessante. Deu vontade de conhecer.
ResponderExcluirObrigada pela visita. Estive por lá Linux. Sim, Strasbourg vale a visita! Bjs,
ResponderExcluirPuny