Dicas para viajar e economizar na Europa
Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Passes para transportes |
Hoje abro este espaço com algumas dicas para quem vai viajar pela Europa. Mas sei que existem inúmeras recomendações e experiências de viagens de tantos viajantes que se aventuram pelo mundo, que também podem ser aplicadas neste post. Por isso, se você tem alguma dica para compartilhar, deixe aqui seu comentário!
1 – Cheque sempre no país que está visitando se a água da torneira pode ser consumida. É comum, na maioria dos países europeus, água potável nas torneiras. Isso significa uma grande economia em água.
2 – Leve sua bolsa de pano para as compras. Além de ser uma atitude simpática e eco-consciente, significará economia em alguns mercados, onde cobram as sacolas plásticas.
3 – Na maioria das capitais, adquirir passes para mais de um dia, ou mais de uma utilização, ou para um grupo viajando junto, poderá significar uma grande economia em
Pontualidade nas estações de trem |
4 – Ao adquirir suas passagens de avião, se houver voos internos comprados separados do trecho internacional, fique atento a franquia do peso das bagagens destes voos. Pois muitas vezes os voos domésticos têm limites de pesos inferiores aos dos voos internacionais, obrigando o passageiro a pagar caro pelo excesso de bagagens.
5 – Esteja na plataforma do seu trem alguns minutos antes do previsto e tenha em mente que na maioria das vezes ele será pontual. Se o
Lanchinhos: compre nos mercados e supermercados |
6 – Se vai viajar no inverno, leve um bom casaco. Nada de levar diversas blusas grossas. Pouca roupa irá fazer diferença no peso da sua bagagem. Viaje leve!
7 – Quando necessário, compre água e outros alimentos no supermercado. Algumas vezes bate vontade de comer coisas mais leves, como frutas, sanduíches, sucos... Daí vale a pena os lanchinhos feitos no quarto do hotel. A mesma recomendação também para comprar bons vinhos por
Final de tênis em Roland Garros |
8 – Antes de viajar, pesquise na internet se os museus que você deseja visitar têm algum dia da semana com entrada gratuita. Isso é muito comum na Europa. Em Londres, grande parte dos museus tem entrada franca diariamente. Como dizem os britânicos, “uma cortesia para a humanidade”!
9 – Com antecedência, verifique se na sua cidade de destino não acontecerá um grande evento durante a sua estadia. Se você gosta de esportes, quem sabe o mundial de tênis em Roland Garros, em Paris, ou em Wimbledom em Londres. Ou quem sabe visitar os estádios
Respeite as regras |
10 – Mesmo que você fale fluentemente o inglês, aprenda algumas palavras básicas no idioma dos países que visitará. Isso poderá abrir portas! E observe bem as regras de cada lugar, evitando o desrespeito ao outro. Afinal, seremos visitantes na casa deles!
Agora vamos lá! Se você tem alguma dica legal, deixe aqui para que outros leitores possam se beneficiar das suas recomendações.
Comentários
Postar um comentário
O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!