Colle di Val d'Elsa, cidade Toscana murada, na Itália
Porta Nova |
Decidimos deixar de lado a natureza e conhecer um pouco da zona histórica da cidade alta e da cidade baixa. Como sempre, em cidades muradas, deixamos o carro estacionado do lado de fora. Em uma área gratuita para visitantes, bem ao lado da Porta Velha da cidade alta.
Jardins, hortas, praças verdes e floridas, sinais de vocação para o cuidado com os detalhes |
Caminhamos para a entrada e passamos por algumas residências com jardins e hortas, as praças verdes e floridas. Sinais da vocação dos moradores de Colle, para o cuidado com os detalhes.
Seguimos pela Via Francesco Campana, a rua principal da cidade alta, com a maioria dos seus prédios datados do século XVI. A sua tranquilidade remete ao passado. A população local é amistosa e faz você se sentir bem acolhido.
Detalhes Via Francesco Campana, com fachada do Palazzo Renieri, sede da prefeitura |
Ao redor do caminho, com a subida da cidade, as paisagens se revelavam de forma maravilhosa, tornando o passeio mágico. Urbanismo e arquitetura em um olhar, verdes montanhas e vistas magníficas em outra mirada!
Estreita entrada e rua por onde passa o ônibus e paisagem ao redor |
Seguimos vagarosamente, atravessando a porta, com a impressão de estar acompanhando o gostoso ritmo de Colle. Encontramos alguns ateliês produzindo a arte típica da região, a cerâmica pintada a mão. Interagimos com alguns artistas locais, que deram explicações sobre o desenvolvimento dos trabalhos e da arte.
Pintura típica e Piazza Duomo, com a Duomo de Colle |
Mais adiante, estabelecida em um salão no andar superior do escritório de Informação ao Turista, tivemos a oportunidade de visitar uma Mostra do Cristal, já que o Museu do Cristal (localizado na cidade baixa) encontrava-se em reforma, na época da visita.
Escritório de Informação ao Turística, detalhe da cidade e da Mostra do Cristal |
Seguimos pela rua tranquila admirando cada detalhe dos seus prédios em pedra ou tijolo vermelho, a roupa secando sob as janelas, uma ou outra enfeitada com gerânios ou alguma planta decorativa. Tudo típico italiano!
Igreja de Santa Maria, elevador e vista da Cidade Baixa |
Descemos para prosseguir a exploração. Chegando ao primeiro piso fomos conduzidos por um longo túnel subterrâneo até encontrar, ao fim, à luz do dia, na cidade baixa.
Cidade Baixa com Igreja de Sant'Agostino |
Mais adiante chegamos à Piazza Arnolfo di Cambio, uma homenagem ao célebre arquiteto autor da planta do Pallazzo Vecchio, da Igreja de Santa Croce e da Catedral de Santa Maria del Fiore, a Duomo. Todos localizados em Florença, na Itália.
Monumento aos Combatentes, Café Garibaldi e seus doces |
O Monumento aos Combatentes na Segunda Guerra Mundial compõe a praça, junto ao chafariz, no lado oposto, localizado em frente ao antigo prédio da Estação Ferroviária. Aqui uma história de amor à cidade: o Dr. E. Pacini recuperou o prédio abandonado, instalando ali sua farmácia. O ambiente primoroso exibe um bonito lustre na entrada, tetos originais e os fármacos ficam dispostos em belos mobiliários de madeira, em estilo antigo.
Saída pela Porta Nova |
Terminada a visita ficamos com certa nostalgia de deixar Colle di Val d'Elsa. Um lugar que realmente vale a pena ser visitado!
Acompanhe as imagens deste roteiros assistindo a produção do Viajando com Puny no YouTube, abaixo:
Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web".Você simpatiza com cidades muradas? Gosta do estilo toscano? Conte aqui para a gente. Receber sua visita virtual, neste espaço, é sempre uma alegria para a gente!
Moeda utilizada na Itália: Euro
Comentários
Postar um comentário
O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!