São Luiz do Paraitinga, Patrimônio Histórico Nacional do Estado de São Paulo
No retorno de Ubatuba, pela Rodovia Oswaldo Cruz, decidimos entrar para conhecer São Luiz do Paraitinga, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, Estado de São Paulo. A região é repleta de cachoeiras, mas preferimos conhecer a cidade!
Não é a toa que o centro histórico de São Luiz do Paraitinga foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tornando a cidade um Patrimônio Histórico Nacional. Trata-se de um tesouro guardando muitas riquezas arquitetônicas, grande parte datada do século XIX.
Mesmo antes de chegar ao centro da cidade, percebemos em sua rua principal a vocação para o cuidado e o charme de suas casinhas, cada uma pintada com capricho e em diversas tonalidades coloridas.
Cidade colorida |
A cidade foi fundada em 1769 por Bandeirantes de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá. Está classificada como Estância Turística do Estado de São Paulo. O nome Paraitinga é uma referência ao rio que corta a cidade. Paraitinga em Tupi Guarani significa rio de águas claras.
É daqui o ilustre médico epidemiologista e sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A casa onde nasceu foi transformada no Museu São Luiz do Paraitinga - Casa Dr. Oswaldo Cruz.
A cidade oferece duas bonitas festas, que são tradições caipiras locais: a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas.
Elegantes prédios coloniais do ciclo do café |
No início de 2010 o rio Paraitinga inundou a cidade, derrubando oito de seus prédios históricos, incluindo a Igreja Matriz São Luiz do Tolosa. Felizmente a igreja foi reconstruída e sua reabertura ocorreu em 2014. Fica localizada na Praça Oswaldo Cruz, no coração da cidade. Ao centro da praça o bonito coreto e os elegantes prédios coloniais do ciclo do café, tornam a paisagem urbana bucólica!
Outro bonito espaço é a Igreja N. Sra. do Rosário com o Largo do Teatro, composto por casinhas coloridas, localizado bem ao lado.
A Capela N. Sra. das Mercês, do início do século XIX (1814), também compõe o conjunto histórico da cidade.
Tudo isso aliado ao ritmo tranquilo do interior tornam a visita à São Luiz do Paraitinga um passeio mágico!
Igreja N. S. do Rosário e Largo do Teatro |
A pandemia nos impediu de conhecer o Mercado Municipal. Mas ficou assim um motivo para voltar.
E você? Já esteve em São Luiz? Ficou interessado em visitar? Deixe seu comentário e impressões sobre esta cidade tão formosa!
Comentários
Postar um comentário
O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!